Por Pedro Matos
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22 de novembro de 2020
Sabe quantos tipos de óleos lubrificantes existem para os automóveis? O que significa, por exemplo, um óleo 5W30? Os óleos minerais derivam do petróleo “cru”, sendo depois refinado para poder lubrificar as partes móveis do seu carro. Os óleos sintéticos são produzidos artificialmente. São eficazes num intervalo de temperaturas maior e são capazes de funcionar durante muitos milhares de quilómetros, sendo altamente recomendados para os automóveis atuais. Os óleos semi-sintéticos juntam um pouco o melhor dos dois outros tipos de óleos. Não aguentam tanto como um óleo totalmente sintético, mas também será significativamente mais barato. Por outro lado, serão muito mais eficazes e menos perigosos para o seu carro do que usar óleos minerais. Existem vários tipos de óleo de motor, com diversas graduações e composições químicas. Uma das classificações principais divide os óleos em multigraduados e monograduados, classificações essas indicadas pelas siglas SAE (Society of Automotive Engineers) na embalagem. Os óleos multigraduados diferenciam-se dos monograduados na sua composição química, a qual reage ao calor, aumentando a viscosidade da substância à medida que a temperatura do motor sobe. O óleo multigraduado oferece dois graus de viscosidade, um para o arranque a frio e outro para quando o motor está em pleno funcionamento. Se considerarmos, por exemplo, o óleo 10w40, a viscosidade à temperatura ambiente é de 10 e de 40 quando o motor está quente. O “w” indica o valor da viscosidade a altas temperaturas. Os especialistas recomendam usar óleos multigraduados porque, ao ter uma viscosidade muito baixa à temperatura ambiente, o lubrificante circula mais depressa pelas tubagens e chega às peças móveis quando o motor arranca. Por outro lado, um indicador relevante nos óleos multigraduados diz respeito ao tipo de motor: a letra “S” assinala que o óleo é indicado para motores a gasolina e a “C” para os motores a gasóleo.