254 679 534
O que é a etiquetagem europeia e que pneus afeta?

No dia 1 de Maio de 2021 entrou em vigor o novo regulamento 2020/740 da União Europeia relativo à etiquetagem dos pneus de categoria C1, C2 e C3 (Turismo, Comerciais e Camião).
A etiquetagem europeia de pneus é um sistema regulador de classificação de pneus que tem o fim de oferecer aos consumidores uma maior transparência e melhorar a segurança na estrada, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e, portanto, o impacto ambiental do transporte rodoviário.
O novo regulamento introduz alterações visuais e técnicas na etiqueta como:
- Um código QR para aceder à base de dados europeia (EPREL) de todos os produtos comercializados com a sua classificação e outros dados técnicos.
- O ruído de rolamento será classificado em 3 níveis com as letras A, B e C, em vez do número de ondas.
- Introduziu-se, para os pneus afetados, o pictograma "3-Peak Mountain Snow Flake" (Montanha de 3 Picos com floco de neve) que certifica que o pneu está homologado para a mobilidade invernosa na neve.
- Adicionou-se um pictograma "Ice Grip" (Aderência no gelo) com o símbolo de uma montanha num triângulo, só para os pneus de turismo e comerciais homologados para a mobilidade no gelo.
- As escalas de classificação vão de A a E, para as performances de eficiência em consumo e travagem em molhado, para uma maior clareza, reajustando-se os valores correspondentes a cada classe nas categorias em que havia mais níveis anteriormente.
Com esta normativa para pneus, cada vez mais clientes ficam a conhecer a equivalência dos pneus e de que nem todos os pneus apresentam o mesmo perfil de rendimento. Além disso, proporcionará segurança para a compra de pneus e fornecerá maior conhecimento sobre o rendimento e homologação dos pneus, ajudando na escolha de pneus que ofereçam uma maior poupança de combustível e um maior rendimento dos pneus.
Existem outros critérios que devem ser tidos em consideração para entender a diferença entre os pneus durante a escolha das nossas ofertas. A resistência ao rolamento, a aderência em superfície molhada, a distância de travagem ou as ondas de ruído de rolamento, são alguns dos critérios em que se baseia a etiquetagem europeia de pneus. Por outro lado, o comportamento com os nossos pneus ao travar a seco ou a sua aderência nas curvas são alguns dos critérios de máxima importância para a nossa segurança mas que não constam nesta etiqueta europeia para pneus.
Contudo se tiver alguma duvida ao interpretar a etiqueta nós podemos ajudar, os nossos especialistas vão ajudar segundo o seu tipo de veículo.




